terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Trilha Sonora: Surprise You're Dead - Faith No More



Já foi coisa muito comum que pensamentos, frases famosas e mesmo trechos de músicas ornamentassem o início de um ou vários capítulos nos romances escritos.

Em meu primeiro livro publicado, Doença e Cura, eu procurei seguir esta velha filosofia, adicionando pensamentos e trechos de letras de músicas que, em meu modo de ver, possam ter algo em comum com o tema do capítulo que os mesmos precedem.

Considero estes versos e frases como pequenos prólogos para cada capítulo, ou mesmo como portas de entrada, pórticos de palavras, breves, preparatórios, advertências para que o leitor possa "apertar o cinto de segurança" e se preparar para a viagem que em breve começará, através do capítulo em si.

De um ponto de vista menos intelectual e mais sentimental, fica bonito. Ornamenta. É quase como uma pintura, uma imagem de palavras antecedendo a massiva torrente de texto do capítulo.

O segundo capítulo de Doença e Cura é precedido, adequadamente, por esta ode à fúria e à insanidade, composta no final dos anos 80 por Mike Patton e seus asseclas da banda de metal alternativo norteamericana Faith No More. Neste capítulo, a personagem principal encontra-se absolutamente impotente, dominada, cativa, tanto psicológica quanto fisicamente. Alvo de agressões inimagináveis, impossibilitada até mesmo de morrer.

Não me ocorre trilha sonora que possa ser mais adequada a uma tortura infinita do que esta música agressiva, acuada, tresloucada, faca e queijo na mão, feita de riffs de guitarra secos e rápidos, e dos gritos e risos ensandecidos de um vocal que transpira psicopatia enquanto berra na sua cara "Surpresa! Você está morto! Adivinha só? Isso nunca vai acabar e eu vou continuar a matá-lo até o fim dos tempos!"

Um clássico do rock terror, uma saraivada de criatividade musical, mortal, aterradora, psicótica, que merece ser ouvida, e temida, por todos os apreciadores da boa música alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página de Doença e Cura no Facebook