sexta-feira, 20 de março de 2015

Problemas com os sites www.livrariadoinfinito.com.br e www.magicjebb.com.br

Olá, sou Fabian Balbinot, e como muitos de vocês devem saber, além de trabalhar na criação do card game Battle Scenes, sou administrador dos sites www.livrariadoinfinito.com.br e www.magicjebb.com.br, que encontram-se fora do ar desde a metade desta semana.

Como esta situação demanda uma explicação tanto para os clientes de minha loja virtual quanto para os usuários dos catálogos e traduções MagicJebb, o que posso dizer é o que me foi repassado pelo setor de atendimento do servidor Megahost, que hospeda ambos os sites. Seguem trechos das duas mensagens mais importantes que recebi, e que explicam de forma resumida, porém suficientemente clara, os problemas pelos quais meus websites têm passado.

Mensagens recebida em 18 de março de 2015
Primeira mensagem (...) Durante a tarde de ontem o servidor CLUSTER parou de responder a acesso remoto e local. Foi identificada pane geral do sistema impossibilitando totalmente seu acesso e mesmo verificação ou possível solução a ser aplicada.
A equipe do data center alocou ambos os HDs existentes no servidor em outra máquina a fim de tentar recuperar seus conteúdos sem sucesso, sendo identificada perda total de ambos os HDs no cluster. (...) Um outro problema também afetou este cluster, que foi a falha de comunicação entre o mesmo e o novo servidor de backup externo localizado no Data Center 100tb também nos EUA, onde os arquivos de backup remotos deveriam estar sendo salvos (...).
As causas deste problema ter ocorrido estão sendo investigadas pelo Data Center e por nós. Estamos trabalhando sem parar para tentarmos a qualquer custo a regularização do CLUSTER mas principalmente o restore dos conteúdos danificados, nosso maior objetivo no momento. (...)
Segunda mensagem (...) Infelizmente conforme prevíamos não foi possível a recuperação dos dados nos HDs danificados - esta resposta nos foi passada as 17:45 de hoje pela empresa terceirizada contratada pelo data center que tratou diretamente do problema nos EUA. Até o momento ainda tentamos uma solução de troca de mídia física executada pela mesma empresa logo após, mas o resultado foi negativo. (...)

Em resumo, todos os conteúdos e backups online foram perdidos nos dois websites. Esse é um tipo de falha que é praticamente impossível de acontecer pois a possibilidade de ocorrerem problemas tanto nos servidores de um website quanto nos seus servidores de backup é quase inexistente.

Meus sites fazem parte de minha vida desde 2005, e ver o trabalho de tantos anos desaparecer me deixou muito triste a princípio, porém determinado a reconstruí-lo da melhor forma possível.

Estou providenciando junto a uma empresa terceirizada a restauração dos sites por intermédio da reinstalação dos sistemas e do emprego de meus próprios backups e arquivos, além de outros dados de outras origens. É um processo árduo, que deve demorar algum tempo para ser concluído, e é provável que dados e trechos dos sites tenham sido irrevogavelmente perdidos durante tal tarefa.

Peço desculpas aos clientes da Livraria do Infinito e usuários do site-catálogo MagicJebb pelos transtornos e agradeço pelo apoio. Novas informações sobre o estado dos sites serão divulgadas neste blog assim que alguma mudança ocorra decorrente de sua manutenção.

Obrigado a todos.


Fabian Balbinot

5 comentários:

  1. Olá, estamos aguardando ansiosamente a volta do catalogo MagicJebb. Eu, como muitos outros jogadores, amamos o site. É uma ótima database (se não a única) com tradução de todos os cards, incluindo aqueles que nunca foram lançados em português. Se eu pudesse ajudaria de alguma forma para a volta mais rápida do site. Eu sempre consulto o site quando surge alguma duvida em cartas com texto em inglês. Eu também refaço cards que nunca foram lançadas em português para usar no Magic Workstation (uso o programa Magic Set Editor para refazer os cards), assim alguns amigos que também tem dificuldades com inglês não tem problemas em ler as cartas pois muitas vezes jogamos em rede ponto-a-ponto e sem internet. Percebi a falta do site quando fui buscar traduções para algumas cartas do Commander 2013, Commander 2014 e Conspiracy. Nossos pensamentos estão com o administrador do site e desejamos nossos votos de que tudo corra bem. Não desanime, é um trabalho ótimo e muitos jogadores agradecem muito as suas traduções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Site online novamente.

      Obrigado pela paciência e peço desculpas pela demora em recolocar o site online.

      Os problemas com o site magicjebb foram bem mais sérios do que se imaginava, mas conseguimos trazê-lo de volta à ativa, não sem perdas... O forum MagicJebb, tradicional espaço de discussão online de MtG, entre outros arquivos, não teve como ser restaurado.

      Infelizmente meu trabalho atual está completamente voltado para o desenvolvimento do card game Marvel Battle Scenes, de minha criação, o que me impede de fazer novas traduções para Magic. Mas o catálogo de Magic the Gathering de meu site permanecerá online, com as traduções atuais, inclusive contando muito em breve com um catálogo bem abrangente do próprio Battle Scenes.

      Obrigado pelo apoio e abraços a todos.

      Excluir
  2. Seu trabalho é esplêndido e acompanho desde 2007! É uma pena ter acontecido isso. Ao menos espero que o servidor reembolse as perdas. No entanto o catalogo de traduções do MTG está fora, pois não consigo acessa-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      O catálogo de Magic foi suspenso e não é mais possível realizar pesquisas sobre cards e obter informações sobre Magic em meu site.

      Sou o criador do card game Marvel Battle Scenes, concorrente direto de Magic, e não posso simplesmente manter o sistema de busca de Magic como acontecia em meu site.

      É como se eu estivesse fazendo propaganda para a concorrência, e sem receber nada por isso - nunca recebi qualquer apoio da Wizards of the Coast ou da Devir para manter o site, portanto não há porque prosseguir com o sistema de busca de Magic.

      Abraço e boa semana.

      Excluir

Curta a página de Doença e Cura no Facebook