terça-feira, 15 de março de 2011

Trilha Sonora: Overcome - Live


Existem músicas que me dão frio na barriga e me fazem estremecer, transmitindo uma sobrecarga de emoção. Músicas que me fazem suar e me deixam leve, ou me causam uma espécie de vertigem, ou tudo isso junto.

Composto pela banda Live, de York, Pennsylvania, pouco antes da tragédia do 11 de setembro, o hino intitulado Overcome acabou sendo bastante relacionado com o ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, ocorrido nessa data, inclusive tendo sido produzidos diversos videoclips destacando o evento, e tendo essa música como fundo.

No meu caso, prefiro examinar Overcome evitando esta relação com o atentado. Há algo nesta música que só consigo definir como uma carência extrema, uma necessidade insuperável, intransponível, de se obter amor, perdão, ou paz, a qualquer custo, que a combinação do toque intimista de piano e cordas com a voz desesperada, primal, de Ed Kowalczyk consegue transmitir. Um lamento de aflição, cru, sem rodeios. Maravilhosa representação de sentimento em forma de melodia. Uma "volta ao útero", indicada às pessoas mais sensíveis.

Acima encontram-se links para dois videos desta inspiradíssima canção, o primeiro ao vivo, e o segundo em sua versão original, em uma montagem claramente voltada ao 11 de setembro, com diversos questionamentos e mensagens positivas, mas também com excessiva exaltação ao nacionalismo norteamericano, ideia já batida e cansada, que destoa em meu modo de ver da inspiração que rege a música, totalmente instintiva, despojada de quaisquer ideologias e bandeiras políticas - minha sugestão para ouvir este segundo clipe é: desligue a tela, ignore as imagens e curta apenas o som. A viagem é garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página de Doença e Cura no Facebook